
O Brasil confirmou a primeira morte causada pela dengue em 2026. A vítima é um homem de 53 anos, morador de Nova Guataporanga, no interior de São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, ele apresentou os primeiros sintomas no dia 3 de janeiro e não resistiu às complicações da doença.
Apesar do óbito ter ocorrido neste ano, o caso entrou nas estatísticas de 2025, por conta de critérios técnicos de notificação epidemiológica. Até o momento, não há outras mortes confirmadas ou em investigação por dengue em 2026 no estado paulista.
Nova Guataporanga faz parte da região de Presidente Prudente, que apresenta uma das maiores incidências de dengue em São Paulo, acima da média estadual. Em todo o estado, já são mais de 3,7 mil casos prováveis registrados neste início de ano.
No Brasil, 2026 já soma 9.667 casos prováveis de dengue, com três mortes em investigação. Em 2025, o país enfrentou um dos piores cenários da história, com mais de 1,6 milhão de casos e 1.780 óbitos.
As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção, eliminando focos de água parada e procurando atendimento médico aos primeiros sintomas.



