EDUCAÇÃONOTÍCIASRECÔNCAVO

Aluno do curso de Administração da FADBA é destaque em premiação da Prefeitura de Salinas de Margarida-BA

Filho de pescadores, Josenilton é destaque em primeiro lugar durante avaliação de alunos universitários da Prefeitura de sua cidade natal.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que 36% dos jovens brancos estão estudando ou já concluíram sua graduação. Entre pretos e pardos, este percentual cai pela metade: 18%. Josenilto Monteiro, de 32 anos, negro e filho de pescadores, faz parte deste último grupo, que com esforço e o apoio da Faculdade Adventista da Bahia, a FADBA, tem superado as barreiras sociais e cursado o ensino superior com dedicação. A prova disso, é que na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, Josenilton, aluno do 5° período do curso de Administração, se destacou em primeiro lugar durante uma avaliação que a Prefeitura da sua cidade natal, Salinas da Margarida- BA, realiza anualmente, com intuito de avaliar o desempenho dos universitários do município. Como incentivo, o estudante ganhou um notebook para e facilitar seus estudos e pesquisas.

De acordo com Josenilton, a trajetória da sua família sempre foi muito árdua, e por motivação de um amigo e da FADBA, seguiu os estudos para mudar a história de seus pais, irmãos e da comunidade. “A pesca é digna, mas demanda muito esforço. Sempre tive vontade de melhorar as condições da minha família, com equipamentos mais novos para facilitar a pescaria. A FADBA e meus amigos, me motivaram a prosseguir com este propósito. No início, foi muito difícil para mim, mas aqui, encontrei uma família e professores capacitados que fazem com que eu me supere por meio da Educação cada vez mais. Logo, com fé em Deus, terei recursos para ajudar meus pais e a comunidade de pescadores”, coloca.

Para o coordenador do curso de Administração da FADBA, Ivo Gonzalez Júnior, a Educação mostra novas possibilidades e horizontes através do empreendedorismo, que não visa apenas o lucro, mas a colaboração do profissional junto à comunidade. “Josenilton descobriu na Educação uma forma de não apenas prover o sustento da sua família, mas de possibilitar isso para toda a sua comunidade através do empreendedorismo. Com certeza, logo ele contribuirá com a economia do seu município levando recursos mais ágeis para a geração de renda local. Na FADBA temos o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação e a Empresa Júnior, que fazem com que os estudantes pratiquem o que aprendem em sala de aula, sempre com o olhar inclusivo”, conta.

Atualmente, Josenilton faz estágio na função de auxiliar administrativo na Clínica Escola da FADBA. Através desta atividade, ele consegue parte da sua bolsa de estudos. “Não há limites para os meus sonhos, isso eu aprendi aqui na FADBA. O meu desejo é me formar e desenvolver, junto com a faculdade, algo que auxilie os pescadores da minha comunidade a desenvolverem ações e recursos que facilitem a pesca e o turismo na região. Aprendi a valorizar de onde eu vim. A FADBA sempre incentiva a valorizar às nossas raízes e a empreender em nossa comunidade”, finaliza emocionado.

Por: Luciana Santana Diniz

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo