
A Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) vai acompanhar o inquérito aberto pela Policia Militar no caso que resultou na morte do jovem Daniel da Cruz de Jesus, de 24 anos, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo. Um vídeo veiculado no Bahia Notícias na última sexta-feira (15) mostrou o momento do crime quando homens, vestidos de preto, em um carro branco, abordam o jovem que carregava uma gaiola.
Logo que dois dos acusados saem do carro ocorrem três disparos e jovem cai no chão. Por meio de nota, a SSP-BA diz que todo policial é treinado e orientado para desempenhar a função dentro da legalidade, com respeito. “Havendo qualquer tipo de ataque à sua integridade física, ele é capacitado para reagir em legítima defesa. Qualquer conduta diferente dessa premissa não será tolerada, e o autor responsabilizado”, diz ainda nota.
Conforme o G1, uma nota da Polícia Militar contrasta com as imagens. A corporação declarou que uma equipe fazia rondas na localidade e, quando tentou abordar o jovem, “foi recebida a tiros”. A versão não condiz com as imagens registradas pela câmera de monitoramento.
A PM afirmou também 14º Batalhão “determinou a instauração de um inquérito policial militar, a fim de apurar as circunstâncias do fato, devendo ser concluído em um prazo de 40 dias”. As armas dos policiais foram recolhidas e serão periciadas.
Outro ponto é que o carro usado pelos militares estava sem identificação de viatura. Ainda na sexta, familiares de Daniel da Cruz de Jesus protestaram e pediram justiça sobre o caso.



