
A Polícia Civil da Bahia , por meio de ação conjunta entre o NEAM de Santo Antônio de Jesus e a DEAM/Brotas, deu cumprimento, nesta sexta-feira, 10 de maio de 2025, ao mandado de prisão preventiva contra o pastor evangélico J.G.B.L., de 56 anos, acusado de estupro de vulnerável com gravidez decorrente do crime. A vítima é uma menor de idade diagnosticada com CID F71 (retardo mental), apresentando comprometimento significativo do comportamento.
Segundo as investigações, o acusado se aproveitava da confiança da mãe da vítima, que permitia que a filha viajasse com ele para pregar em cultos no município de Valença/BA. No entanto, o pastor teria se valido da deficiência mental da menor, que não possui discernimento nem capacidade de resistência à prática do ato, para consumar o crime.
O caso só foi descoberto após a vítima apresentar alterações físicas compatíveis com o quarto mês de gestação, o que levou a genitora a procurar a Delegacia do Núcleo de Atendimento à Mulher (NEAM) de Santo Antônio de Jesus.
Após ser ouvido pela Polícia, o investigado deixou o município de Santo Antônio de Jesus. A autoridade policial então representou pela prisão preventiva, que foi deferida pela Justiça Criminal.
A equipe do NEAM/SAJ, após diligências investigativas, localizou o provável esconderijo do acusado. As informações foram compartilhadas com a equipe da DEAM/Brotas, que deu cumprimento ao mandado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. O acusado foi preso no local e encaminhado à carceragem, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A ação integra a Operação Caminhos Seguros, de abrangência nacional, que visa prevenir e intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes neste mês de maio, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fonte: Polícia Civil



