Cruz das Almas registra aumento preocupante de acidentes e maioria envolve motocicletas, diz superintendente de trânsito

O número de acidentes de trânsito, ou “sinistros”, como define a nova linguagem técnica, tem aumentado em Cruz das Almas, segundo o superintendente municipal de trânsito, Hebert Cruz. Em entrevista ao podcast do Informe Cruz, ele afirmou que, nos últimos 90 dias, o município registrou média de quase um sinistro por dia, sendo a maioria envolvendo motocicletas.
“Foram cerca de 30 sinistros nesse período, e de 12 a 14 com vítimas. A grande maioria envolve motocicletas. Poucos são os casos de carro com carro. Isso é o que mais nos preocupa”, destacou.
Hebert atribui 90% dos sinistros à falha humana, como imprudência, imperícia, desatenção e pressa, e alerta para o aumento de menores pilotando motos, muitas vezes com o consentimento dos pais.
Os cruzamentos são os pontos mais críticos, inclusive os sinalizados. A Avenida Crisógno Fernandes, que registra alto número de ocorrências, será interditada temporariamente para receber sinalização horizontal e vertical.
“Tivemos acidente até em semáforo, por avanço de sinal vermelho. A velocidade nas vias urbanas é de 30 a 40 km/h, mas muitos desrespeitam esse limite. A pressa e o estresse têm contribuído muito para os sinistros”, explicou.
Hebert lembrou ainda que o Nordeste lidera em acidentes com motocicletas e que muitos veículos circulam sem condições ideais, como falta de retrovisores, placas e uso de descargas alteradas.
Durante as blitze realizadas no município, as principais irregularidades encontradas foram condutores sem capacete, sem habilitação e menores pilotando motos.
“Estamos intensificando a fiscalização não para punir, mas para salvar vidas. Nosso objetivo é proteger as pessoas e tornar o trânsito de Cruz das Almas mais seguro”, concluiu o superintendente. @Informe Cruz



