
Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger pediu para deixar o cargo. De acordo com o Correio, a carta foi encaminhada ao papa Francisco e segue uma tradição dentro da igreja. De acordo com a publicação, ele seguiu Código de Direito Canônico em vigor, aprovado em 1983, que rege as regras da Igreja Católica. Ao completar 75 anos, todo e qualquer bispo apresenta sua renúncia ao papa.
“Se julgou que é uma idade já avançada. A pessoa pode estar em condições? Pode! Mas às vezes quem não tá em condições acha que tá. Aí a pessoa fala: ‘Não, eu tô bem’. E os amigos confirmam: ‘Você tá ótimo’. Mas, nem sempre é verdade. Cabe à Igreja estudar a situação de cada um”.
Apesar do gesto, a resposta de Roma pode demorar até dois anos. “Eles avaliam. Às vezes demora um ano, dois. Em alguns casos chega a completar 77, 78 anos. O certo mesmo é que não passa de 80 anos”.
Dom Murilo é o 27º Arcebispo de Salvador. O primeiro, Dom Gaspar Barata de Mendonça, assumiu em 1676 e ficou até 1681. ( Metro1 )