Influenciador digital pode ser reconhecido oficialmente como profissão

A atividade de influenciador digital está prestes a ser regulamentada no Brasil, podendo ganhar status oficial de profissão. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e tem como relator o deputado Leo Prates (PDT-BA).
O texto busca não apenas legalizar a atividade, mas também estabelecer critérios para o reconhecimento formal dos profissionais da área, com duas classificações principais: blogueiro, definido como o profissional que utiliza plataformas digitais para, de forma habitual, publicar conteúdo jornalístico, informações e opiniões; e vlogueiro, caracterizado como o profissional que compartilha, em vídeo e por meio de plataformas digitais, material jornalístico e informativo, também de maneira habitual.
O projeto de lei foi apresentado originalmente em 2020, pelo então deputado federal Wladimir Garotinho (PSD-RJ), atualmente prefeito de Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro.
A proposição segue sendo analisada na Comissão de Trabalho da casa legislativa e aguarda uma audiência pública para discutir o avanço da medida.
Metro1.