
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (28) a autorização para a realização de oito novos concursos públicos que irão ofertar 890 vagas em 16 diferentes carreiras da administração estadual. O anúncio foi feito durante cerimônia em celebração ao Dia do Servidor Público, em Salvador.
As seleções devem atender às áreas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Obras Públicas, Fisco, Regulação, Políticas Públicas e Gestão Governamental, Procuradoria e Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais. A previsão é que as contratações ocorram a partir de janeiro de 2027.
“Eu prometi que no dia do servidor público nós anunciaríamos um conjunto de concursos. Nós teremos concursos para áreas estratégicas da administração pública em setores jurídicos e técnicos, como para o Meio Ambiente, por exemplo, e semana que vem, no máximo, eu farei outro pacote de ações para segurança pública, e é possível que lá também a gente possa anunciar concursos para a área”, afirmou o governador.
Os concursos buscam recompor quadros que não passaram por renovação nos últimos anos e contemplam carreiras típicas de Estado, que não podem ser ocupadas por servidores temporários ou terceirizados, como Auditores Fiscais e Procuradores.
Distribuição das vagas
Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA): 100 vagas para Auditor Fiscal e 100 para Agente de Tributos.
Procuradoria Geral do Estado (PGE): 135 vagas, sendo 20 para Procurador, 50 para Assistente e 65 para Analista de Procuradoria.
Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Inema: 110 vagas para Técnicos e Especialistas em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Secretarias da Administração, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano: 120 vagas para Especialista e Técnico em Obras Públicas.
Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab): 160 vagas para Fiscal Estadual
Agropecuário e 40 para Técnico em Fiscalização Agropecuária.
Agersa, Saeb e Seplan: 40 vagas para Especialista e Técnico em Regulação, 50 para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e 35 para Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, reforçando os quadros da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).



