BLOCO TOPONOTÍCIAS

Maré alta causa transtornos em Ilha dos Frades, Guarajuba e Praia do Forte

O dia foi de tempo fechado, maré alta e problemas causadas pelo fenômeno na Baía de Todos-os-Santos nesta terça-feira (10). A altura da maré chegou aos 3 metros na Ilha dos Frades. Os transtornos também foram percebidos em Guarajuba e Praia do Forte, na Linha Verde. Alguns condomínios e até o projeto Tamar foram invadidos pela água.

Situação da maré em no projeto Tamar em Praia do Forte

Em Salvador, apesar do litoral voltado para a Baía, o aumento do nível da maré não é tão nítido porque a costa é protegida por muros de pedras, com altura suficiente para barrar o avanço do mar.

Leitores do Bahia Notícias flagraram o avanço das águas na Ilha dos Frades, onde o mar quase invadiu a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, sítio histórico tombado e construído no ano de 1617, localizada na Fazenda Loreto. AO muro no entorno da igreja, feito há alguns anos pela proprietária da Fazenda Loreto, chegou a ser contestado há alguns anos pelo Ministério Público Federal e Estadual, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema).

A previsão de tempo fechado e chuva segue para esta quarta-feira (11). De acordo com o Inmet, a manhã será céu nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas , e a tarde de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Salvador e localidades próximas. (Bahia Notícias)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar