
A prefeita de Governador Mangabeira, Manuela Pedreira (PP), está afastada das atividades externas depois de ter sido diagnosticada com a Paralisia de Bell, condição que causa fraqueza ou paralisia em um lado do rosto. O caso foi descoberto nesta sexta-feira, 21, após a gestora municipal perceber o problema durante um evento. O afastamento será de 10 dias. As informações são do site Bahia Notícias.
Manuela Pedreira estava participando de uma atividade no Centro TEA, em Governador Mangabeira, quando sentiu uma leve paralisia na face. Ela buscou atendimento médico em Salvador, no Hospital São Rafael, e recebeu o diagnóstico de Paralisia de Bell, que é a inflamação do nervo facial. A recomendação médica foi para o afastamento até a recuperação. A prefeita continuará trabalhando em expediente interno.
Paralisia de Bell
De acordo com o Hospital Albert Einstein, a Paralisia de Bell ocorre quando o nervo facial que controla a contração da musculatura do rosto é lesado por uma inflação, que leva o nervo a parar de funcionar parcial ou completamente. O processo de inflamação geralmente ocorre por influência de um agente infeccioso, como vírus.
O nervo e os pequenos vasos sanguíneos da região ficam inchados e são comprimidos pelos ossos do crânio. Com isso, os impulsos elétricos são bloqueados e os músculos do rosto não conseguem se conectar com o nervo.
Apesar do susto que a condição clínica dá no paciente, o tratamento é medicamentoso, com repouso, e, em alguns casos, o quadro de paralisia é revertido sozinho.
(Bahia Notícias)



