Projeto “Careta, Quem é Você?” marca retorno histórico de bandas afro no Carnaval de Maragogipe

O Carnaval de Maragogipe teve um momento histórico com o retorno da primeira banda e bloco afro do município, Raízes da Terra, que voltou a desfilar no trio elétrico após mais de 17 anos. Ao lado da banda afro Levada da Paz, o reencontro emocionou foliões e marcou uma nova fase para a cultura afro da cidade.
As duas bandas, que há quase duas décadas não percorriam o circuito no trio, se apresentaram juntas pela primeira vez, graças ao projeto “Careta, Quem é Você?”. A iniciativa tem fortalecido as tradições culturais do Carnaval maragogipano, valorizando os blocos e manifestações que mantêm viva a identidade do município.
Outro destaque do Carnaval foi o desfile do Bloco Pagode Retrô Elas, que, neste ano, prestou homenagem à saudosa Irene, mãe de uma das responsáveis pelo bloco. Irene é suspeita de ter sido vítima de feminicídio, caso que ainda aguarda laudo oficial.
Durante o desfile, houve um discurso marcante sobre o aumento dos casos de feminicídio no país. Integrantes do bloco reforçaram a importância de as mulheres não recuarem diante de situações de violência e de denunciarem seus agressores. A mensagem de conscientização e apoio às vítimas foi aplaudida pelo público e trouxe reflexão em meio à festa.
@InformeCruz



