NOTÍCIASPOLÍTICASAÚDESEGURANÇA

Resíduos de petróleo bruto ameaçam selo Bandeira Azul de praias baianas

Duas praias baianas, a de Guarajuba, em Camaçari; e a da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, podem ter a certificação de balneabilidade conhecida como Bandeira Azul retirada ou momentaneamente suspensa por conta da presença do petróleo bruto que atinge a costa nordestina. Isso é o que afirmou a coordenadora do programa e representante do Instituto Ambientes em Rede (IAR), Leana Paula Bernardi.

 

A Bandeira Azul é uma certificação internacional conferida pela Foundation for Environmental Education (FEE), representada no Brasil pelo IAR. Ela aponta as marinas, praias e operadores de embarcações que cumpram um conjunto de 34 exigências de qualidade socioambiental a exemplo da segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental. 

 

Guarajuba, que apesar de ter a condecoração concedida em setembro deste ano, só deve receber a bandeira propriamente dita em novembro, quando começa a temporada estipulada pelo IAR. Até lá, a situação terá que ser regularizada, ou não poderá hastear a Bandeira Azul.

 

Na praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a bandeira já está hasteada desde 2015, mas ainda assim não há garantia de que ela permaneça na areia. Perguntada sobre a possibilidade da retirada da condecoração a coordenadora revelou: “a bandeira pode ser retirada a qualquer momento, isso depende do cumprimento dos critérios”. 

 

Segundo Leana, se necessário, a “bandeira pode ficar alguns dias sem ser hasteada”, mas que, até agora, os níveis de balneabilidade permanecem aceitáveis para os dois locais e o instituto vem monitorando e acompanhando a gestão de ambos os municípios para que seja tomada alguma decisão. “A gente tá monitorando e acompanhando a limpeza para ver como vai ficar, ainda não existe nenhum posicionamento oficial dos órgãos ambientais sobre qual é o tipo de dano e os exames de balneabilidade continuam dando ‘ok’ para as duas praias”, afirmou a representante do IAR. 

 

Conforme foi noticiado pelo Bahia Notícias na tarde desta quinta-feira (17), a presença de manchas de óleo na Baía de Todos-os-Santos, onde se localiza a Ilha dos Frades, foram confirmadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do estado, aumentando a possibilidade de que a praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe seja afetada. 

 

A coordenadora de projetos da Fundação Baía Viva – responsável pela praia de Ilha dos Frades -, Adriana Alencar, disse ao BN  que está monitorando o local 24 horas por dia e enviando relatórios diários para a coordenadoria do programa Bandeira Azul. 

 

A prefeitura de Camaçari também foi procurada para tratar das medidas que serão tomadas pelo município para a resolução do problema e consequente manutenção da Bandeira Azul em Guarajuba, mas a reportagem não conseguiu resposta. (BN)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar