
O valor do gás de cozinha sofre um reajuste de 9,59% na Bahia, nesta segunda-feira (1º), informou o Sindicato das Revendedoras de Gás de Cozinha (SindRevGás). Esse reajuste deve trazer um impacto nos preços que varia entre R$ 8 e R$ 10.
De acordo com Robério Souza, presidente do SindRevGás, o aumento se soma ao último reajuste de 4.3%, que aconteceu em maio deste ano. Segundo explicação ao Acorda Cidade, o presidente afirmou que a rede de revendedores absorveu esse outro aumento. Porém, com a mudança atual, os revendedores irão repassar o valor para os consumidores.
“A refinaria que abastece nosso estado, a Acelen, adota uma política de precificação no gás de cozinha que, no dia 1⁰ de cada mês, revisa os preços praticados, podendo aumentar ou baixar, o mês passado, no dia 1⁰ de maio, houve um aumento de 4,3%. Aumento esse que foi absorvido pela rede de revendedores do estado. Agora com esse novo aumento os revendedores irão repassar para os consumidores baianos”.
Além disso, Robério Souza chamou atenção para o programa Gás do Povo, que é diretamente afetado por esses reajustes e pode perder o apoio das distribuidoras por conta das mudanças no preço do gás.
Esses sucessivos reajustes no nosso Estado acabam inviabilizando totalmente o sucesso do programa. Muitos revendedores não aderiram, e aqueles que estão fazendo parte desse atendimento a esse público, já estão pensando em sair do programa, devido às margens que não cobre nem os custos do revendedor. O revendedor já vinha trabalhando com margem negativa e agora fica totalmente inviável que o revendedor se mantenha nesse programa. É bom dizer que a gente encara com muita preocupação, porque são aproximadamente 1 milhão e 700 famílias que são diretamente beneficiadas com esse programa do governo”.
Acorda Cidade.



