
Os fãs da cultura pop podem comemorar: Beyoncé pode ser homenageada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (13) pelo deputado Nelson Leal (PP).
Na justificativa do projeto, Leal destacou a rápida passagem da cantora por Salvador em dezembro de 2023, durante o Club Renaissance, evento de pré-estreia do filme Renaissance: a film by Beyoncé. Segundo ele, a presença da artista colocou a capital baiana nos holofotes internacionais, mobilizando fãs e celebridades, incluindo Ivete Sangalo, que puxou o famoso coro: “She is baiana, baby”.
“A presença de Beyoncé em Salvador provocou um verdadeiro alvoroço, um êxtase coletivo. O evento foi amplamente repercutido em veículos nacionais e internacionais, reforçando ainda mais o vínculo da cantora com a Bahia”, afirmou Leal.
Além do impacto midiático, Beyoncé tem demonstrado uma forte conexão com o estado. Em 2023, por meio de sua fundação BeyGOOD, a artista doou R$ 150 mil em bolsas para estudantes de Salvador, reforçando seu compromisso com causas sociais.
A proposta surge em meio à mobilização dos fãs baianos, que recentemente lotaram as redes sociais pedindo que a turnê do novo álbum, Cowboy Carter, passe pela Bahia. Agora, enquanto o show ainda é incerto, a homenagem pode se tornar um marco oficial dessa relação especial entre a estrela global e o estado.