DESTAQUESAÚDE

Coronavírus: Casos na Bahia saltam para 11.013 após mudança no Ministério da Saúde

Testes rápidos e decisão sem provas de médicos passam a contar como caso confirmado da doença

Os casos confirmados de Covid-19 na Bahia, que eram 8.881 segundo último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), são 11 mil nesta terça-feira (19), segundo informou o secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas. De acordo com o secretário, houve um aumento de 16,5% no número de casos ativos da doença no último dia.

O aumento repentino, explicou Fábio, aconteceu por uma mudança nos registros da doença pelo Ministério da Saúde. Anteriormente, a pasta federal confirmava o caso da Covid-19 a partir do exame PCR. Agora, contam para o boletim diário da Sesab casos confirmado por testes rápidos, notificados como gripe ou em que o médico, mesmo sem provas, tenha convicção de que o paciente está com coronavírus.

“Esses casos, para o ministério, deve ser entendido como Covid-19. Por isso, o número salta hoje de 8, 9 mil para 11 mil casos”, disse o chefe da pasta.

Além disso, o estado contabilizou 326 óbitos pelo coronavírus, após 14 serem confirmados nas últimas 24 horas. Além disso, 85% dos leitos de UTI 50% da enfermaria da rede pública em Salvador estão ocupados.(Varela)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo