
O corpo do ex-presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush foi enterrado na tarde desta quinta-feira (6) no câmpus da Universidade do Texas. O homem que governou a maior economia do mundo entre 1989 e 1993 morreu aos 94 anos na sexta-feira passada, em Houston. Bush pai foi sepultado no jardim da Biblioteca Presidencial George H. W. Bush.
No mesmo local, estão enterrados os corpos da esposa, Barbara, que morreu em abril, e da filha Robin, que morreu de leucemia aos 3 anos de idade. A cerimônia do enterro foi privada e teve apenas a participação da família. Antes do serviço fechado, cerca de 2.100 cadetes em uniforme de gala enfileiraram-se na estrada até o túmulo e saudaram quando a caravana passou.
Mais cedo, parentes e amigos homenagearam o ex-presidente em cerimônia na igreja frequentada pela família Bush, em Houston. Na quarta-feira, o corpo foi velado em Washington diante de outros ex-presidentes dos EUA além do atual, Donald Trump, e de chefes de outros países.
41º presidente dos EUA
Nascido no estado de Massachussets, George H. W. Bush governou os EUA de 1989 a 1993, quando transmitiu o cargo para Bill Clinton, que o venceu nas eleições de 1992. Bush pai também foi vice-presidente de seu antecessor, o republicano Ronald Reagan, entre 1981 e 1989. Além da Presidência dos EUA, ele ocupou os cargos de congressista, embaixador na ONU, presidente do Comitê Nacional Republicano, chefe do escritório de contato com a China e diretor da CIA. Bush pai sofria de Parkinson, doença que há muitos anos o impedia de caminhar. Mesmo em cadeira de rodas, o ex-presidente continuou fazendo diversas aparições públicas, mas sua saúde foi se tornando cada vez mais frágil. (G1)