NOTÍCIASSAÚDESEGURANÇA

Número de acidentes com escorpiões sobe em 2022 na Bahia

No primeiro trimestre do ano, a Secretária de Saúde da Bahia registrou 3.826 casos.

Quando se fala em animais peçonhentos, já bate aquele ‘frio na espinha’ em muita gente. Afinal de contas, as pessoas normalmente ficam com medo ao deparar com eles, e se assustam por conta da aparência. Para os baianos, o início de 2022 vem sendo um filme de terror quando se fala em escorpiões.

No primeiro trimestre do ano, a Secretária de Saúde da Bahia registrou 3.826 casos. Sendo 1.704 no mês de janeiro, 1.270 em fevereiro e 852 em março. Um dado que chama a atenção é que todos os municípios da Bahia registraram pelo menos 1 caso neste ano.

Os números ficam ainda mais preocupantes quando comparados com outros anos. Em 2019 foram registrados 2.538 acidentes com os escorpiões durante todo o ano. Já em 2020 esse número foi de 1.773 nos 12 meses. O que representa um aumento de 33% e 53% respectivamente considerando os casos já anotados neste ano.

Deu azar e encontrou com um escorpião? Procure evitar contato direto com o animal para que não ocorra acidente. No caso de ocorrência frequente de escorpiões, comunicar ao Centro de Controle de Zoonoses. É importante identificar a origem deles (terreno baldio, quintal, área vizinha) e procurar eliminar os fatores que favorecem o seu aparecimento (como acúmulo de lixo e de resto de material de construção, pilhas de madeira e caixa de esgoto aberta), eliminando-os.

Em caso de acidente, é necessário lavar o local da picada com bastante água e sabão, colocar a vítima em repouso e levá-la, imediatamente, para a unidade de saúde mais próxima.

Para evitar o aparecimento dos escorpiões é recomendado:

– Conservar sempre limpa a área interna e ao redor das residências, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e outros materiais;

– Manter os ralos internos fechados ou colocar telas;

– Vedar as frestas nos muros, paredes e pisos;

– Manter fechadas as caixas de esgoto e gordura.

– Preservar os predadores naturais do escorpião como: sapos, corujas, gaviões, lagartixas e entre outros;

(Varela Net)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo